21 anos sem Cássia Eller.
É muito tempo para se viver sem Cássia Eller. É uma eternidade. E ao mesmo tempo, por ser Cássia eterna, parece que ela sempre esteve aqui, do nosso lado.
Cássia partiu inesperadamente, no auge da carreira, no dia 29 de dezembro de 2001 – vítima de um infarto no miocárdio, com apenas 39 anos – nos deixando completamente sem chão.
Cássia foi uma das maiores artistas de todos os tempos da MPB
Uma explosão de talento e originalidade, Cássia Eller foi uma das maiores artistas e mais belas e potentes vozes de todos os tempos da música popular brasileira.
No dia em que Cássia completaria 60 anos – último 10 de dezembro – uma novidade aqueceu o coração dos fãs órfãos da cantora: o lançamento de um álbum gravado por Cássia Eller ao lado do guitarrista Victor Biglione nos anos 90. O registro de estúdio – que ficou mais de três décadas arquivado – é um verdadeiro tesouro.
Cássia Eller & Victor Biglione in Blues
Cássia Eller & Victor Biglione in Blues apresenta Cássia ainda em seu início de carreira, cantando somente músicas em inglês. No repertório há clássicos de:
- Muddy Waters (I’m Your Hoochie Coochie Man);
- Willie Dixon (I Ain’t Superstitious);
- The Beatles (Got To Get You Into My Life);
- e Jimi Hendrix (If Six Was Nine).
Todos artistas de quem Cássia era muito fã.
Esse disco não foi lançado nos anos 1990 porque a gravadora da cantora na época, a PolyGram, não queria deixá-la estigmatizada como cantora de rock, visando que sua carreira musical fosse mais abrangente no universo da música. Para manter um bom relacionamento com a gravadora, a artista decidiu arquivar o projeto. Agora, mais de 30 anos depois, a Universal Music lançou o álbum nos serviços de streaming, para a nossa alegria!
40 canções inesquecíveis na voz de Cássia Eller
E, neste ano, marcado pelos 21 anos de sua insubstituível e insuperável ausência, nós – seus eternos fãs e admiradores – nós da Novabrasil preparamos um presente mais do que especial para vocês: uma playlist com 40 canções na voz inesquecível de Cássia Eller, que vão contando a sua trajetória na ordem cronológica, desde que ela surgiu no cenário nacional, lá em 1990.
São canções de compositores diversos – como:
- Nando Reis;
- Gilberto Gil;
- Cazuza e Frejat;
- Marisa Monte;
- Caetano Veloso;
- Rita Lee;
- Renato Russo;
- Beatles;
- e Nirvana
– interpretadas magistralmente por Cássia, que imprimia a sua personalidade e identidade em tudo o que gravava, mostrando também toda a sua versatilidade.
Além disso, para quem ainda não conferiu, também temos o Acervo MPB especial Cássia Eller! Neste episódio da nossa série exclusiva Novabrasil de áudio-biografias de grandes nomes da nossa música, você confere tudo sobre a vida e a obra da artista.
Cássia é fera, é bicho, é anjo e é mulher, é mãe, é filha, é irmã e é menina. É dela, só dela, e não de quem quiser. É Deus, nossa Deusa, nosso Amor.
Viva, para sempre, Cássia Eller!